quarta-feira, 22 de maio de 2019

Como ser Empreendedora em Blumenau!?

Como ser Empreendedora em Blumenau!?

É o tema desse nosso novo post! Afinal, quem não sonha em ser um empreendedor de sucesso?

Empreender por si só é uma tarefa muito árdua, independente do seu ramo de atividade ou tipo de negócio, afinal, se você iniciar um negócio com poucos recursos, toda essa tarefa parece ser mais árdua ainda!

O tema de hoje é para poder dividir mais uma situação que eu vivenciei e de que alguma maneira eu achei que deveria dividir com vocês

Empreender em Blumenau, parece ser uma coisa fácil, afinal a cidade é menor, assim é mais fácil as coisas, né?!

Os Orgãos Pùblicos não são tãos cheios quanto à São Paulo, você não pega trânsito como nas Capitais, as coisas devem ser bem mais fáceis, não?

Ai que está, não existe coisa fácil nesse mundo, e não adianta correr buscando situações para sofrer menos!

Chegou alguns momentos na minha vida que decidi ser dona do meu próprio negócio, vou investir vendo maquiagens, mais especificamente batons... Isso ainda em SP, ia na 25 de março, pesquisava as cores de batons, tipos, passava em mim, tirava fotos e pronto... vendia ali no meu circulo de amizade como água no Sertão... Mas e ai? E o resto do estoque?

Eu teria que sair da minha zona de conforto e buscar novos clientes! E eu tinha pavor de vender!!! Sim, eu tenho pavor de vendas, pois no meu insconsciente e consciente, vendas tinha que ser agressiva para se obter lucro!!! Pouco se importando com sua saúde física ou pscicológica! Sei disso porque já fiz um estágio em um banco de faixa vermelha que tem ai no Brasil, e era um absurdo o que eles me pediam para fazer, e obvio eu me recusava... Será que é por isso que eles cancelaram meu estágio?! eehhehe

Vim pra Blumenau, e após 8 meses desempregada, consegui um emprego! Recepcionista! Oba, busquei por essa vaga porque eu não queria responsábilidades grandes, como à de faturamento me cobraria... em 15 dias fui promovida à faturista... ehhhhhh (só que não)

Em 3 meses, a funcionária do compras teve um problema muito sério e eu me disponibilizei à ajudar à empresa com o compras enquanto não arrumavam uma compradora temporária, afnal eu nunca tinha comprado um rebite na minha vida!!!

Passaram-se 8 meses.... eu quase enlouqueci nas duas funções! Compradora e Faturista... 2 principais funções da emrpesa, pra quem não sabe, compradora dá entrada nas matérias primas da empresa, e faturista da saída do material todo produzido... Foi uma loucura!

Trabalhei tanto nesses 8 meses, coisa que jamais havia feito antes! Pedi férias, e obvio saquei que iria ser mandada embora... porque obvio (novamente) ninguem fica muito bem das ideias com 2 funções grandes na sua responsábilidade!

Ao sair de férias pensei novamente em abrir meu negócio próprio! Fiz uma reflexão e analiseise, eu consigui dar conta da emrpesa dos outros por 8 meses, ela não faliu, ela se manteve mesmo com um funcionária à menos, eu dou conta da minha própria emrpresa!!!

Resolvi abrir uma empresa de Brigadeiros Gourmet a KiP! Preparei receitas, imaginei embalagens, criei o logotipo, a identidade visual da empresa, etiquetas e fui aprimorando receitas e sabores!!!

Fui demitida!!! Não doeu nada, afinal eu já sabia que iriam me demitir!!!

A KiP foi seguindo seu caminho, conquistando clientes, teve participação em festas de aniversários, foi chegando pedidos de indicações, pedidos para fazer lembranças de padrinhos, lembranças para professores na escola.... a KiP ia longe!

Até que em Janeiro de 2019 pedi para o JP (meu esposo) ir ao Sebrae perguntar como seria para abrir empresa no MEI (Micro Empreendedor Individual), já que meu faturamento ainda era baixo, por isso me enquadraria nessa categoria de Micro Empreendedor!

Eu tinha ideias realmente boas para fazer a KiP crescer!!!! Eu estava apostando todas as minhas fichas na KiP...

Eis que tive uma enorme surpresa! Em 2019, o município de Blumenau, retirou da lista do MEI o ramo alimentício, e se eu quisesse abrir minha empresa eu teria que abrir ME (Micro Empreendedor) onde os impostos obviamente são maiores, devido ao valor do faturamento obtido dentro desse regime tributário!

Muitos outros ramos de atividades também saíram, outros entraram!!! E você tem que ficar atento, pois essa lista de quem entrou e saiu do MEI, você consegue acessar apenas pelo site OFICIAL do governo (se tiver interesse na lista, clique aqui)

E exatamente por esse motivo, pelo ramo alímentício não estar classificado no MEI, que à KiP hoje não é mais meu foco de trabalho!

Dizem que você irá falir (no meu caso desistir) de 8 empresas antes de uma de fato dar certo!

Quem quiser assistir ao video, deixarei disponível aqui para vocês!!

Como ser Empreendedora em Blumenau


Quer ver outros assuntos no Blog?

- Como Conseguir emprego (Em uma única Ferramenta)

Nos vemos nos próximos post! Beijos!